Projeto Março - "Construindo minha identidade e criando bons hábitos, transformamos o Rio em um
- EDI SENHORA PERCILIANA PEREIRA DE ALVARENGA
- 14 de mar. de 2019
- 3 min de leitura

INTRODUÇÃO:
Neste ano o EDI Srª Perciliana, tem a cidade do Rio de Janeiro como foco central do seu aprendizado, como o início do ano é o período de trabalhar a identidade, o respeito e cuidado conosco, através da promoção de atividades voltadas para o conhecimento do nosso próprio corpo, das diferentes características pessoais e físicas existentes na diversidade brasileira, a ampliação e o desenvolvimentos de bons hábitos de higiene pessoal e cuidados com os ambientes com os quais estamos em contato.
O EDI Senhora Perciliana, juntamente com a comunidade de responsáveis, atuará com nossas crianças visando a construção e identificação da sua própria identidade, das características individuais e coletivas e estará trabalhando ativamente para a transmissão de bons hábitos e cuidados pessoais e com o meio, para a importância da manutenção da saúde.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem o intuito de ampliar com as crianças, o conhecimento global do ser humano, através da descoberta da sua identidade e da inserção do ser humano, como ser social, inserido em um meio (comunidade local, bairro, cidade e estado) através da relação com seus iguais.
Através da identificação e análise dos diferentes conceitos, preconceitos, características físicas e pessoais e dos diferentes valores de toda uma sociedade.
Com base no Projeto Anual sobre o Rio de Janeiro, serão trabalhados os bons hábitos de higiene pessoal, com ênfase no cuidado com a comunidade local, com sua casa, seus objetos pessoais.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar as crianças a apropriação da sua identidade, através da análise das diferentes características físicas e pessoais dos iguais e o desenvolvimento de bons hábitos de higiene para manutenção da saúde e do ambiente em que se vive cotidianamente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Proporcionar a criança a apropriação de sua identidade;
Conhecer a história e o significado de seu nome;
Desenvolver a identificação das partes do corpo humano e órgãos dos sentidos;
Construção dos valores de vida;
Compreensão da importância das relações interpessoais e intrapessoais;
Conscientização da necessidade de criação de bons hábitos de higiene pessoal e do meio em que vivemos;
Diferenciar as características físicas e corporais;
DESENVOLVIMENTO E CONTEÚDOS/ESTRATÉGIAS E RECURSOS:
No mês de março, o EDI desenvolverá em suas turmas, atividades que promovam a valorização da identidade, a observação das diferentes características físicas e pessoais e dos cuidados com corpo, higiene a saúde, partindo das rodas de conversas diárias, antecedendo cada proposta, com conteúdos diversos, tais como: identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar, pesquisas e exploração com nome e fotografias, partes do corpo humano, diferentes características físicas (cor, tipo de cabelo, altura, peso, medidas...), cuidados com a saúde, higiene bucal, higiene corporal, utensílios e produtos utilizados para manutenção da higiene pessoal e dos ambientes.
Serão utilizados recursos como vídeos, músicas, literaturas, entre outros, além do uso de técnicas artísticas e experimentos através de jogos e atividades lúdicas, para despertar as crianças para importância do desenvolvimento de bons hábitos. Através de recursos lúdicos e de dramatização, estimularemos a percepção visual (observação das características, classificações...) e a vivência do conteúdo trabalhado, as crianças serão inseridas no contexto da estilo de vida carioca urbano, onde a grande maioria não se preocupa com seu ambiente e que por isso acarreta uma série de consequências para o seu local de convivência.
Os professores regentes, através das rodas de conversa, da contação de estórias, músicas e apresentação de imagens e atividades dirigidas, fornecerão ás crianças acesso a informações, possibilitando a ampliação da visão de compreensão e cidadania delas pela interação e discussão dos assuntos.
Ao longo do ano serão promovidas periodicamente ações junto a unidade escolar e integrando as turmas dos diferentes segmentos para explorações e interações cotidianas, com vistas a formação de conceitos e troca de conhecimento entre as crianças, através da aplicação de atividades conjuntas. A confecção de cartazes de cunho autoexplicativo e informativo que forem produzidos ao longo dessas proposta serão distribuídos nas dependências da U.E., assim como pelas salas de aula. Serão envolvidas todas as 14 turmas e os 9 professores do EDI.
CONCLUSÃO:
Todo trabalho realizado durante neste período será exposto nos corredores, registrado através de fotografias, cartazes com imagens e textos coletivos.
Por: Patrícia Cóser e Dinie Periald.
Comments